terça-feira, 10 de junho de 2014

Tire dúvidas sobre os cuidados com a pintura do carro

Brilho da pintura reflete o bom cuidado que o automóvel recebe.
Uso de xampu apropriado e cera automotiva requer cuidados.


Diz o ditado que todo brasileiro é louco por carros, mas nem sempre essa expressão reflete a realidade ao ver os automóveis em circulação nas ruas. A aparência geral do veículo muitas vezes fica desgastada com o passar do tempo e isso, invariavelmente, é resultado da falta de cuidado. Para manter seu carro com bom aspecto, a pintura é um dos itens que mais requer cuidado.
 Quanto ao tipo de pintura do automóvel, existem basicamente três oferecidos pela indústria automobilística: sólida - cores básicas, como vermelho, preto e branco -; metálica, com aspecto metalizado; e a perolizada, resultado de um método mais aprimorado. A pintura sólida é a mais barata e a perolizada a mais cara. A escolha de algum tipo de pintura recai exclusivamente ao gosto de cada um. Os cuidados necessários para a manutenção são os mesmos.

O brilho da pintura reflete o bom cuidado que o automóvel recebe. Para que esse brilho perdure um bom tempo é preciso cumprir certos procedimentos, a começar pela limpeza da carroçaria. Lembre-se que a lavagem deve ser sempre à sombra e com a lataria do carro fria. Lavar com o carro ainda quente e sob o sol pode ocasionar manchas terríveis. Na lavagem, utilizar um xampu apropriado ou, na falta, sabão neutro. Porém, no corre-corre das grandes cidades quase não sobra tempo e o lava-rápido é a única opção. Prefira aqueles que não utilizam máquinas equipadas com escovas, pois as cerdas geralmente acumulam sujeira e isso pode arranhar a pintura.

Água sob pressão é o mais indicado na lavagem do carro (Foto: Reprodução)


O melhor mesmo é lavar o carro com água sob pressão, mas é bom saber que o jato d'água deve ser manuseado com cuidado para evitar alguns estragos. O início da lavagem deve ser na parte inferior do carro, onde se acumula a sujeira mais grossa. Salpicos de asfalto, vulgo piche, podem ser retirados com uma receita caseira, composta por uma solução de 95% de água e 5% de querosene. Essa solução deve ser aplicada apenas na região afetada com um pano macio.

Porém, sempre é bom lembrar que a pintura possui uma película protetora de cera. Ela garante a elasticidade da pintura, cuja principal função é a defesa contra as intempéries, assim é bom não exagerar na dose para assegurar a vitalidade dessa película. Depois lave de cima para baixo e, no final, lembre-se de enxaguar bem o veículo. Se sobrar resíduos, seja ele qual for, pode gerar manchas quando o carro estiver sob o sol, por isso também é importante uma secagem, que vai ajudar a dar brilho na pintura.

Com o passar do tempo a película protetora da pintura se dissolve, a cor fica opaca, sem vida. Então é necessária a aplicação de nova película para assegurar o brilho original da pintura. Entra aí a cera automotiva. Ela deve ser de boa qualidade, com pouco silicone em sua composição. A aplicação deve ser à sombra e com a lataria fria. Ao usar a cera polidora não deixe que ela entre em contato com as superfícies de plástico, pois causa manchas difíceis de remover. O ideal é que essa aplicação de cera seja feita a cada três meses ou na pior das hipóteses, duas vezes ao ano.


Nenhum comentário :

Postar um comentário