quarta-feira, 11 de junho de 2014

Qual a diferença, afinal de contas, entre pintura metálica e pintura sólida?


Muita gente oferece pintura metálica como opcional, mas até agora nenhum vendedor conseguiu me explicar qual é a verdadeira finalidade da pintura metálica, e quais as vantagens que se põem sobre a pintura sólida.


Pintura sólida
Pintura metálica














Não existe uma relação entre COR e pintura metálica. Você pode ter um preto metálico e um azul sólido. A diferença é que são tintas que tem um efeito diferente. De fato a pintura metálica é mais brilhante, reflete mais. Já a pintura sólida é mais opaca. 
As pinturas metálicas "nasceram" de uma dificuldade que existia em manter intacta as pinturas comuns ou sólidas, que rachavam aos poucos, em locais do mundo onde as diferenças de temperatura variavam incrivelmente num mesmo dia, como em locais que tem um deserto, por exemplo. 
De dia quase 70ºC e de noite -8ºC. As pinturas comuns não aquentam essas variações e ficam logo opacas, sem brilho e com microrachaduras, vão se deteriorando. 
A pintura metálica tem pigmentos metálicos, talvez daí venha o nome, que refletem a luz com mais intensidade, parecem purpurina! Portanto refletem mais o calor do sol e resistem melhor ao encolher com o frio mais intenso. 
Tem ainda, no mínimo duas camadas, a tinta que traz a "purpurina" na cor escolhida e o verniz transparente que recobre toda a primeira pintura, ela fica como que sob um "vidro", que a protege infinitamente mais. 
Por mais velha que seja, basta passar uma água no carro e secar, que logo aparece o brilho. Para quem não tem garagem coberta, é quase uma obrigatoriedade ter pintura metálica. 
A cor não se desgasta (ficando fosca muito cedo) como na pintura comum, o que se desgasta é o verniz, que pode ser encerado com cera comum de carro tipo "grand prix"e até retocado quando mais gasto.


Nenhum comentário :

Postar um comentário